Redação, 04 nov 2023 (Lusa) -- O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, manifestou-se hoje preocupado com a 'recuperação drástica' do discurso de ódio e da discriminação e com o aumento, no último mês, do antissemitismo e da islamofobia.
Redação, 04 nov 2023 -- O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, manifestou-se hoje preocupado com a"recuperação drástica" do discurso de ódio e da discriminação e com o aumento, no último mês, do antissemitismo e da islamofobia.
O alto-comissário teme que "aumentem as fraturas sociais e a polarização", razão pela qual apelou à contenção e ao fim de qualquer forma de discriminação, também através da internet. Nesse sentido, lembrou que o Direito Internacional é claro e proíbe "qualquer defesa de ódio por motivos de nacionalidade, raça ou religião que constitua uma incitação à discriminação, à hostilidade e à violência".
Volker Turk entendeu que houve "restrições generalizadas ou desproporcionais" sobre o direito à manifestação que terão limitado de forma "predominante" a convocação de mobilizações pró palestinianas.